Friday 15 June 2012

A. de I. - Índia do Meu Berço e Canção do Meu Sonho (1965)


Ao Pandit Nehru, o maior homem da Índia e um dos maiores do mundo contemporâneo.

A Índia deve-lhe a liberdade, a Ásia, o renascimento, e o mundo todo, um nobre exemplo.


Um sonho luminoso e brando
Vinha quebrando
A vaga melancolia
Que me invadia,
De vez em quando,
Ao ver escravizada,
E espezinhada,
A terra sagrada, onde eu nasci,
Onde os meus pais e meus avós nasceram,
Índia, terra do meu berço
E canção do meu sonho..

Sob a clava impiedosa do anglo-saxão
Trepidava, ensanguentada,
Toda uma população
De milhões de indus,
Famintos e nus,
No último estertor d’agonia,
Numa luta,
Feroz e bruta,
Contra a tirania.

Um punhado de bravos,
Escravos,
Mas cheios de heroísmo e fé,
Combatia
Dum povo cuja tradição é
“Contra os fracos apontar a clavina
E entre os fortes envergar a libré”
Como escreveu certa vez,
Um grande poeta português.

Por mais de cento e cinquenta anos,
Desumanos,
Gemeu toda uma Nação
Num longo lamento,
Terrivelmente longo e lento,
Sob a escravidão
Do negro imperialismo branco.
Gemeu, gemeu, gemeu,
Silenciosamente,
Tragicamente,
Desesperadamente,
Agrilhoada como um Prometeu,
E não pôde sofrer mais,
Ao ver filhos queridos,
Mutilados e feridos,
Reduzidos à condição de animais.

Então,
Numa muda indignação,
Opondo à razão da força
A força da razão,
Ergueu-se a Índia inteira,
Firme, decidida,
A pôr o inglês na fronteira.

E numa marcha suicida,
Lutando contra o mais forte,
Porque a liberdade é mais que a vida
Atravessou, intrepidamente,
O Vale da Morte.

Um dia,
O sonho, luminoso e brando
Que me invadia,
De vez em quando,
Tornou-se, enfim, realidade,
Cantando hosanas de alegria,
Cantando o hino da Liberdade.

1 comment:

  1. Se Nehru foi o maior homem da Índia, quem foi Gandhi?
    Os goeses hoje choram essa "liberdade" que lhes trouxe miséria e destruição!

    ReplyDelete