Monday 1 April 2013

Notas Biográfica de Adeodato Barreto

Júlio Francisco António Adeodato Barreto nasceu a 3-12-1905 em Margão, em casa dos seus avós maternos. Filho de Vicente Mariano Barreto, de Loutulim, e de D. Verediana Colaço e Barreto.

Após estudos secundários no Liceu Municipal de Margão, partiu, em 1923, para Coimbra, em cuja Universidade se formou em Direito e em Letras (História e Filosofia). Na cidade douta contribuiu para a organização de um Instituto Indiano e para a fundação de um jornal que durou pouco: Índia Nova. Foi em relação com estas actividades que esteve em contacto com os mais celebrados escritores indianos e orientalistas de renome, como Rabindranath Tagore, Silvain Levi, Romain Rolland etc.

Compôs os seus primeiros versos quando tinha doze anos de idade.

Feito o exame de Estado em 1931, após ter tirado o curso da Escola Normal Superior, foi professor de uma Escola Industrial na Figueira da Foz, optando logo pela carreira burocrática. Em 1932 foi nomeado Escrivão de Direito em Montemor-o-Novo e, passados poucos meses, mediante concurso, notário em Aljustrel, onde, após quatro anos, foi atacado por uma moléstia incurável que lhe cortou a existência em 6-8-1937.

No comments:

Post a Comment